quarta-feira, 21 de outubro de 2009

reciclagem: upcycling e downcycling

Como foi sugerido...segue um explicação do termo "upcycling" e aproveitei para acrescentar o termo "downcycling". Adorei as sugestões, podem enviar mais!

Upcycling é um termo que foi cunhado por William McDonaugh e Michael Braungart no livro da autoria dos dois chamado ”Cradle to Cradle” que diz: “upcycling é o processo de converter um nutriente industrial em algo de valor similar ou superior em sua segunda vida. Alumínio e vidro, por exemplo, usualmente são upcycled na mesma qualidade de aluminio e vidro do produto original.”(tradução livre)

Downcycling é a reciclagem de um material em um outro material de qualidade inferior. Um exemplo óbvio é a reciclagem de plásticos, que a cada reciclagem os transforma em um plástico de qualidade inferior ao produto original. A maioria dos nutrientes industriais perdem seu valor e qualidade no processo de reciclagem. Então quando o produto reciclado é mais barato (inferior qualidade) que o produto original, é conhecido como um down – cycling (baixo ciclo).