sexta-feira, 6 de novembro de 2009

a mais moderna das shoppings bags




Furoshiki ( pronuncia-se algo como "f-ROHSH-kee") é um tradicional "pano de embalagem" japonês, que aos poucos foi sendo substituido pelas globalizadas sacolinhas plásticas. em 2006 elas ganharam todas as atenções... quando a então Ministra do Meio Ambiente, Yuriko Koike, apresentou sua versão contemporânea...batizada de "Mottainai Furoshiki". para a sua produção ao invés de tecidos, foi usado plástico reciclado como um símbolo da cultura japonesa de reduzir o lixo.

Mottainai significa, "é uma vergonha algo ser jogado no lixo sem que tenha sido usado todo o seu potencial" (tradução livre).

assista ao vídeo abaixo e aprenda diversas maneiras de amarrar a sua "f-ROUHSH-kee". elas servem de sacola - shopping bags, embrulho de presente (como mostra a foto acima) mas frequentemente são vistas no japão carregando as "marmitinhas" para o trabalho. durante a refeição são usadas como "jogo americano". bom, isso já não é lá novidade... me lembra a Creuza (comandou a cozinha da família, durante 35 anos) amarrando lenço para carregar marmitas caseiras...

lindas, eles merecem ganhar as ruas no Brasil.